E você, já decidiu qual vai ser a sua praia?
O meu metro quadrado esta reservado e será num pedaço assim,
ensolarado como as telas do artista plástico Ricardo Ramos,
que alem de ser extremamente talentoso é um amigo muito querido.
Gente, eu AMO esse trabalho!
Piro, literalmente.
Me remete a várias musicas, lembranças de um verão perfeito.
Na sequência:
Vista aérea
De Olho Na Ilha!
Dentre minhas primeiras experiências nas artes plásticas está uma série de pinturas onde retrato os prazeres do verão. O ano é 1987 e vem desta data a primeira série com esta abordagem, e que, sem saber, iria retornar muitas vezes ao meu atelier. Anos mais tarde retornei ao tema para a produção de um mural executado em canasvieiras, Florianópolis. Depois meu suporte foram os muros do Parque Dona Tilinha (praça dos bombeiros) localizada no centro de Florianópolis. Então as paredes da Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madri vieram para fechar este ciclo de murais, estes na técnica de afresco (mural). Desde então, retorno ao suporte tela e retomo esta maneira peculiar de retratar praias e banhistas.
São imagens que evocam a energia de um agradável dia de sol, embora este esteja sempre ausente na representação. Executado em ângulo inusitado, meus personagens são vistos de cima, por alguém que voa, que nos espia, talvez como Deus nos olharia. O mar, a areia e os banhistas são os protagonistas desta minha vivência. A predominância de ocre e matizes, ressalta o clima costeiro e contemplativo dos ociosos personagens retratados.
Dentre minhas inspirações está um dos maiores pintores catarinenses, um “clássico-moderno” das artes plásticas, Martinho de Haro, que, com seus personagens retrata cenas do cotidiano da Ilha de Santa Catarina.
Mesmo sem incluir elementos que as identifiquem, minhas praias são nossas praias, uma das 42 praias ou todas elas juntas. Aquelas mesmas que deixamos de lado por 9 meses, para retornarmos, cheios de saudade, morrendo de vontade. Neste clima de saudade do verão que passou em meio ao desejo do que virá. Minhas telas vão sendo criadas. Uma homenagem a nossa ilha. A nossas praias. Aos nossos banhistas. A cultura ilhéu.
Meus personagens vivem em função de um elemento pictoricamente ausente, o sol. No lugar deste está o apreciador da obra que tudo analisa. Ilumina a cena. Meu trabalho é também uma homenagem a maneira como nos entregamos ao prazer de estar diante de uma obra de arte, dando vida a tela, e esta, iluminada pelo observador.
As telas são executadas em técnica mista. Suas dimensões variam bastante. tem tríptico de 200x100 cm e telas de 80x100, 42 X 57 ou 40x40 cm.
*Ricardo Ramos - somarodracir@gmail.com
Gostaram?
Eu amei!!
Bjus
6 comentários:
Quanta inspiração!
Praia faz bem pro corpo e pra mente :)
Q lindas ilustraçoes... uma boa inspiração para o ano que está por vir :)
bjokas
Que lindo trabalho, deu vontade de estar na praia agora!!!
Paula, te desejo um Natal maravilhoso e cheio de gostosuras (com o seu talento, tenho certeza que vai ser incrível)!
Beijo,
Camila F.
oi Paula!!!
Que trabalho lindoooo!!!
Vim desejar a vc e sua família, um natal abençoado e um ano novo maravilhoso, com mais sucesso ainda pra ti!!!
bjoo enorme no seu coração!!!!!
oi Paula
Tinha deixado o recado antes, mas acho que fechei antes de colocar a palavrinha e voltei..rsrrs
que trabalho lindo de arte!!!
vim desejar a vc e sua linda família um feliz e abençoado natal!!!
e que 2011 tenhas mais sucesso ainda!!!
bjo enorme no seu coração!!!
Oi.. parabens pelo blog..
abraços
nathalya
Postar um comentário